Bacalhau à brás à moda da Lau

Acho que já vos tinha dito de gosto muito de bacalhau à braz, mas tem de estar molhadinho. Assim deixo-vos o meu truque para que ele não fique seco e pareça palha. O segredo é a batata palha ser mais grossinha e acrescentar leite para as amolecer e assim ficar tudo mais cremoso. Também vos digo que usar uma posta de bacalhau ao invés de usar o bacalhau já desfiado faz muita diferença!
Também se pode aproveitar sobras de bacalhau cozido, ou cozer o bacalhau anteriormente e reservar já lascado.
Ora aqui vai:

Ingredientes
300 a 400g de bacalhau em posta
1 l de água para cozer o bacalhau
300g de batata palha grossa
5 ovos
1/2 chávena de chá de leite
1/2  cebola picada (ou 1 cebola pequena)
1 dente de alho
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta qb
1 folha de louro
sumo de meio limão
salsa picada e azeitonas para decorar

Levar a água ao lume e quando estiver a ferver adicionar o bacalhau e deixar cozinhar por 5 minutos. Entretanto aproveite para picar a cebola e o alho. Retirar o tacho com o bacalhau do lume, escorrer e deixar arrefecer um pouco. Desfazer o bacalhau em lascas.
Num tacho anti-aderente levar a refogar a cebola e o alho, previamente picados, com o azeite. Quando a cebola estiver transparente acrescentar o bacalhau e a folha de louro e envolver, mantendo o fogão em lume brando. Deixar cozinhar um pouco (cerca de 5 minutos) e ir mexendo sempre para que não queime. Acrescentar as batatas (sem as envolver) e deitar por cima o leite. Tapar o tacho e deixar que as batatas amoleçam um pouco (leva cerca de 3 a 4 minutos). Entretanto aproveite para bater os ovos e tempere-os com pimenta e sal e um pouco do sumo de limão. Quando as batatas de cima estiverem moles adicione os ovos e envolva. Deixe cozinhar os ovos mexendo sempre para que o ovo não fique no fundo do tacho e desta forma separado das batatas com o bacalhau, e assim ficarmos com um cozinhado uniforme.
Sirva o bacalhau polvilhado com a  salsa e o restante sumo de limão, e disponha em cima as azeitonas.

Bom apetite!

Comentários

As preferidas desta semana