Arroz Branco

Decidi começar a publicar algumas receitas básicas, para quem não tem muito contacto com a cozinha, a não ser comer...
Assim hoje temos o arroz branco!
Tudo começa com a aquisição do arroz, existem várias qualidades de arroz, e vou listar as mais vulgares em Portugal:
arroz carolino - é uma variedade portuguesa,
arroz agulha - é o mais vulgar
arroz basmati - normalmente chamado de arroz indiano
arroz thai - arroz basmati aromatizado com jasmim
arroz arbório - arroz para risotto
arroz estufado/vaporizado - arroz que já foi pré-cozido
arroz integral
arroz de sushi
arroz de paella

O meu arroz preferido é o carolino é tãoooo saboroso, mas deixa um pouco de goma para o caso do arroz branco, mas é o ideal para arroz malandrinho e arroz doce.
No caso do arroz branco o mais fácil de usar é o agulha, embora seja o que menos nutrientes e sabor tem, não deixa de ser bom.

Algumas embalagens de arroz já trazem a indicação das doses por pessoa, mas caso não tragam, cada pessoa come em média 1/2 chávena de chá de arroz. Por isso vou indicar abaixo a quantidade para 2 pessoas, pelo que caso seja para mais pessoas é só duplicar as quantidades dos ingredientes. Uma regra importante é a quantidade de água que deverá ser o dobro do volume do arroz, ora vejam abaixo.

Ingredientes:

1 chávena de arroz agulha
2 chávenas de água
20 g de margarina
1 colher de chá de sal

Algumas embalagens de margarina trazem indicado na embalagem a escala de peso, pelo que será mais fácil retirar mais ou menos a quantidade indicada da embalagem, sem ter de se pesar, apesar de que com a prática se começa a ter noção da quantidade necessária.


Não usem manteiga, uma vez que tem um sabor muito intenso para além de que a manteiga cozinhada a mais de 100 ºC, vai perder muitos nutrientes e a gordura da mesma não é muito saudável.

Colocar a margarina num tacho (anti-aderente de preferência), e levar a lume médio.



Quando a margarina começar a derreter juntar o arroz, mexer com uma colher de forma a que a maioria dos bagos de arroz fiquem cobertos com ela e assim ficam mais soltinhos quando acabar a cozedura.




Juntar a água (tanto pode ser fria como quente), temperar com o sal, mexer com a colher e tapar.


Assim que a água começar a ferver mexer um pouco (10 segundo) e tapar.

O arroz por norma levará cerca de 8 a 10 minutos a cozer, pelo que o melhor é ir verificando a quantidade de água para que o arroz não queime.
Assim que verifique que a água está a desaparecer e que já aparecem por cima uns "buraquinhos" entre os bagos de arroz desligue o fogão (se for eléctrico retire a panela de cima do fogão e ponha sobre um pano ou protecção de tachos sobre uma mesa ou bancada).


Tape a panela e deixe o arroz descansar por 5 minutos, para que fique sequinho.


E é só servir!

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana