09/07/2017

Macarrão com bolonhesa no forno

Ora que a carne à bolonhesa dá para fazer muitas variações, desta vez fiz a carne com macarrão grande foi ao forno com queijo.
Como as massas foram colocadas na vertical, os "tubinhos" ficaram com carne no meio, quase como. uns mini cannellonis, queijinho por cima e vai a ao forno. Simplesmente delicioso e bem guloso!
para fazer basta seguirem a receita de bolonhesa que está aqui. Para quem é mais preguiçoso, fica abaixo também ☺

Ingredientes:

300 g de macarrão grande
4 a 6 fatias de queijo cheddar ou mozarella

bolonhesa:
500g de carne de vaca picada
2 colheres de sopa de azeite
200 ml de tomate
1 colher de sopa de vinho branco
2 colheres de chá de oregãos
2 dentes de alho picados

sal e pimenta qb

Primeiro, colocar ao lume uma panela com água e sal, e assim que começar a ferver colocar a massa lá dentro e deixar cozinhar por 10 minutos. Escorrer a massa e passar por água fria para que pare a cozedura e a massa se mantenha durinha.

Começar por colocar o azeite numa frigideira e deixar o azeite aquecer, juntar a carne, tendo o cuidado de ir colocando bocados e tentando com um garfo ir separando os "fios" da carne, ir mexendo com o garfo a carne de forma a ficar douradinha e sempre tentando desfazer os grumos com cuidado para não despedaçar muito a carne. Acrescentar os restante ingredientes e mexer de forma a deixar o molho homogéneo e carne devidamente separada e sem ter grumos, deixar cozinhar 15 minutos em lume brando indo sempre mexendo.


Enquanto a carne continua a cozinhar, numa assadeira média, ter em atenção que a altura seja um pouco maior que o comprimento da massa já cozida, colocar a massa com os tubinhos na vertical.


Quando a carne estiver cozinhada ligar o forno a 180 ºC

Colocar a carne por cima da massa fazendo com que esta entre dentro dos tubinhos de massa, como se fossem cannellonis e a restante carne por cima, fazendo uma pequena camada.
Terminar com as fatias de queijo por cima tapando toda a carne.
Levar ao forno para que o queijo derreta e fique douradinho (cerca de 5 a 10 minutos)



Bom Apetite!



Sem comentários: