Salada de batata e bacalhau grelhado

Sempre que lemos a palavra salada associamos a algo frio. Mas neste caso tanto se come frio como quente, e eu prefiro meio termo. E vocês?

Ingredientes:


2 postas de bacalhau demolhado
8 batatas médias
3 ovos
água para cozer as batatas e os ovos
150 ml de azeite
2 dentes de alho
Sal e pimenta qb

Vamos começar por cozer as batatas com casca, pelo que é só lavá-las e cortá-las ao meio. Colocamos as batatas numa panela e coloca-se água até que estas fiquem cobertas, tempera-se com sal a gosto. Adicione também os ovos previamente lavados para que cozam. Assim que a água levantar fervura contar cerca de 8 a 10 minutos.


Quando as batatas estiverem cozidas, escorre-se a água, coloque os ovos num recipiente com água fria. Descasque as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 0,5 a 1 cm de espessura e disponha em cima de uma travessa.

Levar uma grelha ao lume e grelhar o bacalhau em lume médio 5 minutos de um lado e 5 minutos do outro, caso as postas sejam muito altas poderá ser necessário cozinhar um pouco mais.


Sabemos que o bacalhau está no ponto quando as espinhas começam a desapegar-se da carne.
Retire a pele e as espinha do bacalhau e lasque-o e disponha em cima das batatas.



Descasque os ovos e corte-os ás rodelas e coloque-os em cima do bacalhau e das batatas.
Tempere com pimenta e um pouco de sal

Leve ao lume num tachinho ou frigideira pequena, o azeite e os alhos com um corte a meio de cada dente e deixe que levante fervura. Quando os alhos começarem a ficar dourados retirar do lume e tirar os alhos (se quiser pode adicioná-los ao bacalhau).
Deite o azeite por cima da comida e sirva.



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana