Maionese de alho caseira

Quando faço macedónia de legumes com atum, na maioria das vezes tempero com azeite e vinagre, mas de vez em quando gosto mesmo é com maionese. Assim, hoje trago a minha receita de maionese, à qual simplesmente juntei alho em pó. A bem dizer aprendi com a minha mãe a fazer maionese.
É preciso apenas uma varinha mágica, alguns ingredientes que temos em casa e sai uma maionese fantástica ao nosso gosto. A minha normalmente é um pouco ácida, por isso para quem não gosta de sabores ácidos é melhor usar metade do vinagre que vou indicar. Pode inclusivamente começar por usar menos vinagre e depois acrescentar se achar que faz falta mais acidez.
Pode usar-se vinagre de cidra mas eu prefiro o de vinho porque é mais ácido.
Vejam lá como é fácil em 5 minutos ter cerca de 300 ml de maionese super saborosa.

Ingredientes

1 ovo grande
275 ml de óleo
2 colheres de chá de mostarda de dijón
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
sal e pimenta qb
1 colher de chá de alho em pó

Colocar no copo da varinha mágica, ou numa taça, e colocar todos os ingredientes. 



É importante que o ovo esteja frio, senão a maionese não ficará com uma consistência firme.
Com a varinha mágica bater durante cerca de 3 minutos.Se a maionese continuar com uma consistência um pouco líquida acrescentar mais uma colher de sopa de óleo e bater mais uns segundos se ainda não estiver com a consistência firme acrescente mais outra colher de óleo. Bata mais uns instantes e prove. Se for necessário acrescentar mais temperos esta é a altura certa, pelo que será só rectificar e bater mais uns instantes só para incorporar.


E é só usar!

Se sobrar maionese, guarde num frasco bem fechado e coloque no frigorífico e consuma num espaço de 2 a 3 dias no máximo, ou então aproveite e faço uma pasta de atum (aqui) ou frango (aqui).


Bom Apetite!



Comentários

As preferidas desta semana