Panquecas da Lau

Ora que decidi fazer umas panquecas para experimentar um novo gadget que comprei, e podem encontrar a informação aqui.
Que pequeno almoço delicioso! As panquecas ficaram super fofinhas e com a vantagem que esta receita tanto pode ser feita com e sem gluten, bastando para isso substituir a farinha de bolos regular por uma farinha para bolos sem gluten.
Esta receita rendeu apenas 12 panquecas, porque também foi a experiência com o gadget de panquecas, mas numa utilização normal dá para fazer umas 16. Esta receita dá para fazer metade e como já estão a ver rende ainda umas 8 panquecas. 
Como ficam muito fofinhas podem ser feitas de uma dia para o outro, mas aconselho a que as guardem numa caixa hermética para não secarem.
Como têm um ligeiro sabor a baunilha podem ser comidas mesmo sem qualquer topping e tendo também em conta o tamanho, são uma óptima opção para os miúdos levarem para o lanche na escola, uma vez que também assim conseguimos controlar a quantidade de açúcar, o que não acontece com alguns lanches parecidos que se compram já feitos.
O grande truque para elas ficarem mais fofinhas e macias é peneirar a farinha. Mesmo que usem uma farinha super fina, peneirem-na na mesma que fará muita diferença.
Então aqui vai!

Ingredientes

2 ovos (usei grandes)
1 chávena de leite 
1 chávena de farinha para bolos (com ou sem gluten) 
1 colher de sopa de farinha custard
1 colher de chá de fermento para bolos
3 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal

Misturar os ingredientes líquidos. Adicionar as farinhas às colheradas e peneirando-as para dentro da taça sempre com a batedeira ligada. Adicionar o fermento, o açúcar e o sal e bater a massa por 5 minutos.
Esta deverá ser a consistência da massa.


Se necessitar de adicionar farinha ou leite, faça-o juntando apenas 1 colher de sopa como medida até ficar com a consistência correcta.

Aqueça uma frigideira anti aderente e barre-a com um pouco de óleo.
Coloque um colherada da massa na frigideira (use a colher de sopa como medida) de forma a que fique com o mesmo diâmetro da chávena. Como a massa é grossa esta não irá escorrer para os lados. Quando a massa começa a ficar cozinhada surgem umas bolinhas de ar na parte de cima da massa. Quando as bolinhas deixarem de surgir vire a panqueca com a ajuda duma espátula. Leva cerca de 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro. Voltar a repetir até terminar a massa.

Como usei a forma de panquecas que facilita imenso e as panquecas ficam com o mesmo tamanho, não tenho fotografias da forma tradicional, mas também é fácil de fazer!

Caso tenha a forma para fazer as panquecas, pincele-a com um pouco de óleo e coloque a massa das panquecas até metade da altura da forma e deixe cozinhar.



Quando verificar que a massa em cima já está solidificada vire as panquecas. Leva cerca de 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro.


Deite num prato as panquecas. Repetir até terminar a massa. Se necessário pincele a forma novamente com óleo.


Se quiser esta massa também pode ser usada nas máquinas de waffles!

E é só servir! Comer assim ou com um topping! Eu prefiro com mel!

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana