Tortilha com batata cozida

As tortilhas à espanhola são feitas com batata cozida e normalmente levam muita cebola. Eu nesta não usei cebola porque a família não é assim grande fã, apesar de eu não me importar muito do sabor da cebola cozinhada.
O bom de fazer tortilhas é que podemos usar o que quisermos e aproveitar algumas sobras que assim sozinhas não são muito apelativas
Tenho outra receita de tortilha aqui no blog (tortilha rápida) que também nasceu do aproveitamento de sobras de frango assado.
A que vos trago hoje não é muito diferente, mas desta vez o que estava no frigorífico eram 3 batatas cozidas, que provavelmente se iriam transformar em sopa, mas lembrei-me de fazer as tortilhas com elas.
Outra coisa boa de se usar para fazer tortilhas, são as aparas que se vendem na secção de charcutaria em alguns supermercados, e que trazem uma variedade de ingredientes interessante, coisas como fiambre, presunto, mortadelas variadas, chourição, paio, queijo... enfim dão exactamente para fazer uma tortilha com um sabor muito rico. Por vezes compro essas aparas também para fazer bola de carnes, ou para juntar em saladas, e agora que estou a escrever sobre isso estou a pensar que também devem fazer umas quiches engraçadas! Vou explorar essa opção!

Voltando às tortilhas.... 

Para além de uma refeição muito saborosa as tortilhas também sãi muito interessantes para servir num lanche ou como petisco. Outra ideia é levar para um pic-nic, porque frias também caem muito bem!
Gostaria de vos sugerir que façam as tortilhas em frigideiras mais pequenas, porque as maiores (cerca de 18 ou 20 cm ou mais) não dão muito jeito para se virar a tortilha, porque elas partem-se com alguma facilidade. Portanto, a minha era grande ficou muito gira, mas não consegui virá-la para cozinhar melhor do outro lado, pelo que o lado de baixo ficou um pouco mais douradinha do que o habitual.

Para além das batatas tinha outras coisas no frigorífico a precisarem de ser consumidas, pelo que podem usar o que bem vos apetecer para fazer a vossa tortilha.


Ingredientes:

6 ovos
3 batatas cozidas
3 colheres de sopa de leite
6 salsichas de lata
3 fatias de paio york
1 tomate
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de chá de alho em pó
sal e pimenta qb
10 g de margarina

Cortar as batatas, o tomate aos quadradinhos e reservar. Cortar as salsichas ás rodelas e o paio aos bocadinhos, e reservar.
Bater os ovos e o leite numa tigela grande que comporte todos os ingredientes, temperar com o alho em pó o sal e a pimenta, juntar os ingredientes reservados e a salsa e mexer tudo com a ajuda dum garfo.


Numa frigideira colocar 1/3 da margarina e  deixar que esta derreta. Deitar 1/3 da mistura na frigideira e deixar que cozinhe em lume médio  com a frigideira tapada.


Quando a parte de cima estiver praticamente solidificada, com a ajuda de uma espátula ou escumadeira, vire a tortilha e deixe acabar de cozinhar desse lado (2 a 3 minutos). Vire a tortilha para cima do prato
Repita a operação para a restante mistura.


Servir acompanhado de uma salada de alface e pimento vermelho em conserva (aqui)


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana