Costeletas de porco no forno com ervas aromáticas

Nunca tinha feito costeletas de porco no forno, com medo que ficassem duras ou secas, mas nada disso! Acho que foram as costeletas mais tenras e suculentas que comi!
Decidi usar uma mistura de ervas aromáticas secas que tinha no armário e que vieram das férias. Cá por casa, sempre que voltamos de férias acabamos por trazer sempre temperos que usamos principalmente em grelhados, e foi o que aconteceu com esta mistura, que foi adquirida num supermercado que não existe aqui pelas minhas bandas, e acho que é o único que falta aqui perto!
Esta mistura então, tem  tomilho, oregãos, alecrim, segurelha e manjerona.
Podem usar mistura ou  apenas as ervas que mais gostam, mas tenham sempre em atenção que as ervas aromáticas secas têm um sabor bastante intenso, por isso tenham cuidado na quantidade que usam para não "matarem" o sabor da carne. Eu para estas 12 costeletas usei apenas 1 colher de chá e meia de ervas e asseguro-vos que o aroma estava bastante acentuado. A vantagem das ervas é que não precisamos de colocar tanto sal na carne.
O tipo de costeletas que usei foi uma mistura de costeletas do cachaço e do lombo.

Ingredientes:

1 kg de costeletas
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de mistura de ervas aromáticas
2 folhas de louro
pimenta qb
1 colher de sopa de azeite
10 cl de vinho branco

No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno, colocar o azeite espalhado, não é necessário colocar muito mais porque as costeletas também irão libertar alguma gordura.
Por cima dispor as costeletas e temperar com os restantes ingredientes à excepção do vinho e tapar com folha de alumínio. Deixar tomar gosto por cerca de 30 minutos a 1 hora.


Aquecer o forno a 220ª C.
Antes de colocar o tabuleiro no forno, deitar o vinho por cima da carne e voltar a tapar com a folha de alumínio.
Mesmo que não tenham a parte de cima do forno ligada, a folha de alumínio vai funcionar como uma tampa e fazer com que a carne cozinhe no vapor e os sabores fiquem bem concentrados.

20 a 25 minutos depois tire a folha de alumínio e leve novamente ao forno para corar um pouco por mais 5 ou 10 minutos.


Servi com batatas fritas e salada.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana