Rabanadas da Lau

É época de Natal e faltam algumas receitas tradicionais por aqui... Como por exemplo as rabanadas!
Embora seja um doce natalício que causa alguma divisão, existe sempre alguém à mesa de Natal que gosta de um boa rabanada. A pensar nessas mesas que precisam de menos rabanadas, que não é o caso daqui de casa, decidi apresentar-vos a receita para apenas 6 rabanadas. É rápido e fácil de fazer, e compensa bastante as filas de espera e o custo.
O pão para as rabanadas não deve ter a côdea grossa, para facilmente se poder cortar a rabanada apenas com um garfo, e o miolo deve ser fôfo e não demasiado denso. O pão não deve ter um sabor intenso (tipo o pão alentejano ou de mafra) para não se sobrepor ao sabor doce da rabanada.
Também se chamam às rabanadas fatias douradas ou fatias paridas. Como já sabem que eu sou de descendência minhota, por lá elas chamam-se rabanadas, e foi assim que sempre as chamei. Independentemente no nome eu adoro!

Vamos avançar para a receita?
Ingredientes:

6 fatias de pão de forma ou cacete
1 ovo grande ou 2 médios
200 ml de leite
1,5 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinho do porto ou brandy
1 casquinha de laranja
200 ml de óleo

3 colheres de sopa de açúcar 
1,5 colheres de chá de canela

Cortar o pão em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura e reservar. 

Misture as 3 colheres de sopa de açúcar e a canela numa caixa ou prato ou mesmo num saco para depois poder polvilhar as rabanadas. Reserve.

Bater muito bem o(s) ovo(s) num prato onde caiba pelo menos uma fatia de pão (eu uso um prato de sopa).
Num prato de sopa colocar o leite amornado, o açúcar, o vinho do porto (ou brandy)  e misturar tudo bem. Adicionar e a casca de laranja.


Leve o óleo ao lume numa frigideira não muito grande, de forma a que o óleo chegue a pelo menos a um terço da espessura da rabanada.

Demolhe uma fatia de pão no leite e deixe que absorva um pouco. 


Escorra o excesso apertando ligeiramente a fatia de pão e passe pelo ovo.


Ponha a fatia de pão no óleo quente. Deixe fritar em lume médio, 3 minutos de um lado e depois é só virar e fritar mais 1 a 2 minutos do outro lado.


Escorrer sobre papel absorvente (papel de rolo de cozinha ou guardanapo).


Repetir o mesmo para todas as fatias de pão. 

Eu fritei 2 rabanadas de cada vez, pelo que o tempo de fritura de cada lado aumento cerca de 1 minuto, porque ao colocar as rabanadas no óleo quente ele diminui a temperatura e assim, sendo 2 fatias de cada vez que arrefecem um pouquinho mais o óleo, é necessário mais um pouco de tempo de fritura.

As rabanadas depois de fritas não ficam castanhas escuras! Elas só ficam escurinhas depois de serem passadas na canela com o açúcar!

Envolva cada rabanada individualmente na mistura de açúcar e canela, enquanto estão mornas para agarrarem melhor a mistura. 
Se usar uma caixa hermética, feche a tampa e abane a mesma delicadamente para não partir a fatia de forma a que fique envolvida na mistura doce.
Se usar um saco, então coloque a rabanada lá dentro, feche o saco e abane delicadamente  para cobri-la com a mistura.


Coloque num prato e delicie-se!


Bom Apetite e Boas Festas!

Comentários

As preferidas desta semana