Pescada frita

Em dia de Reis, satisfez-se o desejo da princesa com pescada frita. O que ela gosta da crosta crocante que fica a envolver as postas de peixe. E eu delicio-me a relembrar a minha infância, quando a minha mãe fazia esta pescada, e quando sobrava no dia seguir comia no pão com um bocadinho de mostarda hummmm o que eu gostava daquilo! Acompanhei com arroz de tomate.

Ingredientes:

1 kg de pescada cortada às postas com 1 cm de altura
sumo de um limão
sal qb
400 ml de óleo para fritar
2 dentes de alho
150g de farinha de milho para envolver

Temperar a pescada com o sal e o sumo de limão e deixar marinar por 45 minutos a 1 hora.
Findo este tempo colocar o óleo e os dentes de alho com casca numa frigideira e deixá-lo ficar bem quente. Entretanto colocar a farinha num prato e envolver as postas uma a uma com a farinha, e sacudir levemente o excesso. Colocar as postas de peixe no óleo e deixar que fiquem cobertas com óleo, de modo a fritar igualmente dos dois lados. Não baixar a temperatura do óleo, caso contrário a farinha vai partir e soltar-se do peixe. Com um garfo, ao de leve, tentar perceber se a cobertura da farinha já está rija, levará cerca de 3 a 4 minutos, e caso sim, chegou a altura de virar a posta para alourar do outro lado, mais 2 ou 3 minutos e retirar para escorrer num prato com papel absorvente para tirar o resto do óleo. Servir com rodelas de limão e arroz de tomate ou de feijão.

Bom apetite!

Comentários

As preferidas desta semana